Flavio Cruz

Um amor além da imaginação

Tantas lembranças boas da vida e lá estava ele, pouco a pouco, perdendo tudo. Não reconhecia mais as pessoas, as coisas. Um grande vazio. Triste mesmo foi quando um de seus filhos chamou-o de papai e ele ficou zangado e surpreso. Foi reclamar com sua mulher. Imagina um estranho chamando-o de “papai”. Não queria confusão, melhor avisar a Elsie.  Foi quando o filho percebeu o que muita gente não percebe. O pai não conseguiria jamais chegar a seu mundo, o real. Era melhor ele ir para o mundo do pai. Embora irreal e estranho, pelo menos o doente teria uma certa sensação de normalidade e não ficaria enfurecido.
Asim, a situação ficou um pouco melhor e a esposa continuava sendo o porto seguro, alguém que ele reconhecia, alguém em quem ele poderia se agarrar nesse seu estranho mundo. Estava claro que ele estava com Alzheimer. Um dia, todos juntos, o filho – para nosso personagem apenas um amigo que enfrentava a casa – arriscou uma pergunta: “E a Elsie, você sabe quem é?” Ele, seguro, disse que sim. Não satisfeito, o filho insistiu: “E então, quem ela é? Com um sorriso distante, porém seguro, ele responde: “Eu não sei quem ela é, mas eu a amo.” Uma resposta ao mesmo tempo amarga e doce. Estavam diante da tristeza da doença devastadora que matava todas lembranças, mas que se via derrotada por aquela força tremenda, a força do amor.
Uma história bonita e triste ao mesmo tempo, inventada por um contador de histórias? Nada disso. Aconteceu! Esses fatos foram narrados pelo próprio filho, Christopher Eccleston, numa entrevista a NPR (National Public Radio), uma espécie de Rádio Cultura dos Estados Unidos. Para quem não sabe, Eccleston é um dos principais atores da série americana “The Leftovers”.
Não sei se é uma boa ideia tirar conclusões sobre o amor, sobre a doença, etc. Eu, pelo menos, acho melhor ficar com essa doce imagem na cabeça. Um grande amor, superando tudo, até a própria identidade das pessoas.

 

Toutes les droites appartiennent à son auteur Il a été publié sur e-Stories.org par la demande de Flavio Cruz.
Publié sur e-Stories.org sur 12.07.2016.

 
 

Commentaires de nos lecteurs (0)


Su opinión

Nos auteurs et e-Stories.org voudraient entendre ton avis! Mais tu dois commenter la nouvelle ou la poème et ne pas insulter nos auteurs personnellement!

Choisissez svp

Contribution antérieure Prochain article

Plus dans cette catégorie "Amour et Romantisme" (Nouvelles en portugais)

Other works from Flavio Cruz

Cet article t'a plu ? Alors regarde aussi les suivants :

Estação das almas - Flavio Cruz (La Vie)
Amour fourbe - Linda Lucia Ngatchou (Général)