Flavio Cruz

Gol de Placa

 

Você sabe de onde vem a expressão “gol de placa”?

No torneio Rio-São Paulo de 1961, no dia 5 de março, num jogo do Santos contra o Fluminense, aos 40 minutos do primeiro tempo, Pelé fez algo extraordinário. Recuou para seu campo e recebeu um passe de seu companheiro Dalmo e depois foi levando todo mundo - Pinheiro, Clóvis, Altair e Jair Marinho-  até o outro lado, quando tirou o goleiro Castilho da jogada e colocou a bola no canto direito. Foi um gol tão bonito que as duas torcidas se levantaram e ficaram batendo palmas por dois minutos. Pelé tinha apenas 20 anos e já tinha participado de um mundial.  O jornalista Joelmir Beting, impressionado como todos, mandou fazer uma placa, que foi colocada no saguão do estádio, com os dizeres:

"Neste estádio, Pelé marcou no dia 5 de março de 1961 o tento mais bonito da história do Maracanã"

As imagens foram perdidas e para fazer o filme “Pelé Eterno”, Anibal Massaini, cineasta, precisou reproduzir as cenas com o jovem Toró.

E daí o nome ficou. Toda vez que alguém marca um gol de extraordinária beleza, nós dizemos “gol de placa”. Hoje em dia, com o futebol “prático” que temos, eles são cada vez mais raros. Podemos usar também a expressão em outros campos: ciência, tecnologia, politica, etc.

Em política, a não ser por Mandela, não me lembro de ter jamais visto um.

Que pena.

Toutes les droites appartiennent à son auteur Il a été publié sur e-Stories.org par la demande de Flavio Cruz.
Publié sur e-Stories.org sur 25.02.2017.

 
 

Commentaires de nos lecteurs (0)


Su opinión

Nos auteurs et e-Stories.org voudraient entendre ton avis! Mais tu dois commenter la nouvelle ou la poème et ne pas insulter nos auteurs personnellement!

Choisissez svp

Contribution antérieure Prochain article

Plus dans cette catégorie "Politique & Société" (Nouvelles en portugais)

Other works from Flavio Cruz

Cet article t'a plu ? Alors regarde aussi les suivants :

Se Cristo voltasse... - Flavio Cruz (Politique & Société)
Amour fourbe - Linda Lucia Ngatchou (Général)