Flavio Cruz

O rei enlouqueceu

O rei enlouqueceu

Ninguém acreditava. O rei começou a falar coisas sem sentido. Alguns começaram a comentar às escondidas, pois, afinal de contas, ele era o grande monarca, o número um de todo o mundo.

Um dia um nobre o interpelou:

-Majestade, o que estais a dizer?

Mal começou e foi destituído e despido de seu cargo. Começaram – esse povo sempre tem o que falar! – a protestar dizendo que aquilo não era democrático. Embora sendo realeza, um pouco de justiça sempre é bom, todos falavam. Furioso, ele fez decretos afirmando que era o mais democrático de todos os nobres que já existiram. Naquele reinado e em todos os outros. E mais: quem ousasse dizer o contrário, sofreria as consequências.

E todo dia havia novas mentiras.  Mentiras sobre as mentiras. O monarca, simplesmente, adorava mentir e acreditava em tudo que dizia.

Uns achavam engraçado, outros ficavam furiosos e alguns, mais do que se poderia imaginar – achavam que ele falava a verdade. Um dia imaginem, em um discurso, disse que o sol era verde. E apontando para o grande astro e dizia:

-Estão vendo? E dizem que estou mentindo!

Alguns riam, outros achavam que ele tinha razão, mas não queriam olhar para não ficarem cegos, mas cegos já estavam. A grande maioria da população e, principalmente os mais inteligentes, queriam tirá-lo do poder. Mas nunca conseguiam.

Talvez fosse melhor assim. O príncipe, que viria em seu lugar, certamente iria ser pior do que ele. Até hoje nada aconteceu e o reino ainda está lá firme, só Deus sabe até quando. E isso não é mentira, não.

 

 

Toutes les droites appartiennent à son auteur Il a été publié sur e-Stories.org par la demande de Flavio Cruz.
Publié sur e-Stories.org sur 02.09.2017.

 

Commentaires de nos lecteurs (0)


Su opinión

Nos auteurs et e-Stories.org voudraient entendre ton avis! Mais tu dois commenter la nouvelle ou la poème et ne pas insulter nos auteurs personnellement!

Choisissez svp

Previous title Previous title

Fait cette nouvelle/poème violent la loi ou les règles de soumission d´e-Stories.org?
Svp faites-nous savoir!

Author: Changes could be made in our members-area!

More from category"Politique & Société" (Nouvelles)

Other works from Flavio Cruz

Did you like it?
Please have a look at:

O corcunda de Harmonia e as onze grávidas - Flavio Cruz (Humour)
A Long, Dry Season - William Vaudrain (La Vie)